Assembleia aprova entrada de novos municípios no projeto do Sul de Minas

O prefeito Eduardo Carvalho Corujinha, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas (Cisgem), o presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Regional Sul, Hermógenes Vaneli, e o presidente do Cosems estadual, Mauro Junqueira, assinaram, na manhã de quinta-feira (8/9), o termo de adesão para ampliar a abrangência do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A assinatura aconteceu durante a assembleia realizada pelo Cisgem no teatro Mestrinho, em Varginha.

Até então, o Cisgem do Sul de Minas era formado por municípios das microrregiões de Varginha, São Lourenço/Caxambú, Lavras, Três Corações e Três Pontas. Após a assembleia, também passam a integrar o consórcio os municípios das microrregiões de Pouso Alegre, Alfenas e Passos, totalizando 153 municípos, o que torna o Samu Sul de Minas o mais amplo do Brasil em cobertura, atendendo a 2,7 milhões de pessoas.

O prefeito Corujinha fez um balanço da reunião: “Foi uma assembleia muito positiva. A adesão foi aprovada e esperamos instalar um dos maiores SAMUs do Brasil com central em Varginha, um sonho dos representantes da nossa região que estiveram aqui hoje. Como já temos o consórcio e ele não precisará ser alterado, o serviço será simplificado e as possibilidades de o SAMU começar a funcionar no primeiro semestre de 2012 são grandes”.

O presidente do Cosems estadual, Mauro Junqueira, explicou e elogiou a rapidez na implantação do projeto: “Tínhamos 2014 como horizonte, mas a meta foi antecipada para 2012, principalmente por essa região já possuir o Cisgen e estar em estágio avançado em outras áreas que compreendem a Rede de Urgência e Emergência, tais como a UPA e os hospitais de referência”, diz.
 
Fonte: Prefeitura de Varginha